sexta-feira
quinta-feira
Relatório
Dia 28/11/11
Neste segundo dia de ação
extensionista, meu grupo ficou com o tema “Para que a Psicologia?”. Tivemos uma
menor quantidade de pessoas circulando pelo local onde estávamos e poucas
tinham tempo para parar e conversar. Mesmo assim, conseguimos abordar algumas
pessoas, muitos estudantes de psicologia também. Interessante perceber que
mesmo os estudantes de psicologia tinham certa dificuldade em responder essa
pergunta, eles paravam para pensar melhor a respeito disso. Após discutir suas idéias
com os integrantes do grupo, essas pessoas as anotavam em um caderninho
disponível para registrar essas opiniões. A resposta era geralmente a mesma,
falando a respeito da importância da saúde mental para todos, não só para
pessoas “loucas”.
Relatório
Dia 21/11/11
Neste dia colocamos em prática o projeto elaborado pela turma, que
mudou após a primeira ideia e passou a ser o projeto “Pensar faz bem”. Esse
projeto consistia em utilizar alguns painéis com fotos e perguntas acerca de
alguns temas, que fariam as pessoas pensarem, trocarem conhecimentos e darem
sua opinião. Fiquei muito contente em realizar essa ação com o tema
"Adoção Homoafetiva". No começo estávamos um pouco tímidos, mas
depois começamos a abordar mais pessoas e foi muito interessante. Abordamos
homens e mulheres de várias idades, pudemos ouvir opiniões diversas e trocar
conhecimentos com essas pessoas. Achei muito legal o fato de que a maioria das
pessoas foram a favor da adoção homoafetiva, isso mostra que hoje em dia cada
vez menos pessoas possuem preconceito e utilizam sua própria razão para decidir
o que é certo ou errado para elas, mesmo com suas crenças religiosas. Muito
interessante ver senhoras de idade sendo a favor e muitos homens também. O
principal argumento foi o de que é melhor uma criança ser adotada por um casal
homossexual e ganhar amor, carinho, educação, do que ficar num orfanato e não
ter a oportunidade de uma vida melhor. Houve também aqueles que eram contra,
que argumentaram por meio de suas crenças religiosas ou pessoais, afirmando que
a criança poderia ser prejudicada, pois duvidavam de como a criança poderia
construir um ideal de família, sem um pai e uma mãe, mas sim duas pessoas do
mesmo sexo. Afirmaram também que essa criança poderia sofrer preconceito por
ter pais homossexuais. Com tantas opiniões diversas, foi muito interessante
participar deste projeto e trocar opiniões e conhecimentos com outras pessoas.
Acho que o país precisa mais disso, que as pessoas discutam sobre temas
importantes para uma melhor possibilidade de resolver os problemas da sociedade.
Projeto "Pensar faz bem"
Justificativa
do projeto:
Introduzindo
uma ideia de consciência social coletiva, o seguinte projeto tem como objetivo
uma interação entre todas as pessoas que estejam circulando na Fits para que
haja uma troca de saberes e opiniões sobre os temas sugeridos.
Objetivos do
projeto:
Proporcionar
a troca de saberes, a extensão do conhecimento, obter dados sobre a opinião das
pessoas, induzir a discussão sobre os 4 temas sugeridos, que são: O impacto as
tatuagens, Para que a Psicologia?, Adoção homoafetiva e O idoso inserido no
meio universitário/estudo na melhor idade.
Metodologia:
Serão
produzidos vários painéis contendo um tema diferente em cada painel, sobre
assuntos passíveis de discussão e troca de ideias. Cada grupo dividido ficará
responsável por cada painel que será disposto em alguns pontos específicos da
faculdade para que atraia a atenção DE TODOS QUE CIRCULAM NA instituição.
Os temas dos
painéis serão:
1 – O impacto
das tatuagens
2 – Para que
a Psicologia?
3 – Adoção
Homoafetiva
4 – O idoso
inserido no meio universitário/estudo na melhor idade
Para cada
painel terá um grupo de alunos de 6 pessoas para organizar as discussões e
troca de ideias e foi dividido 2 grupos para o turno da manhã e depois grupos
para o turno da noite.
Grupo 1 – Adoção
entre casais homossexuais, contra ou a favor? (Manhã das 8:55 às 10:55, dia
21/11/2011 e 28/11/2011)
Ludmila
Gomes, Tatiana Holanda, Isabeline Caliary, Gabriela Melo, Gabriela Fauth,
Juliana Salgueiro
Grupo 2 – O
idoso inserido no meio universitário/estudo na melhor idade. (Manhã das 8:55 às
10:55, dia 21/11/2011 e 28/11/2011)
Joseph
Paballo, Larissa Ferreira, Viviane Sales, Jefté Franklin, Nayana, Lucas Kemuel.
Grupo 3 – O
impacto das tatuagens (Noite das 18:30 às 20:30, dia 21/11/2011 e 28/11/2011)
Rayana Vidal,
Jonathan Peixoto, Benedita Braga, Jaqueline Cardoso, Edivânia, Antônio Lucas
Grupo 4 –Para
que a Psicologia? (Noite das 18:30 às 20:30, dia 21/11/2011 e 28/11/2011)
Juliany
Amâncio, Fernanda Alves, Yasmin Amorim, Julianna Krizan, Lucas de Campos,
Bianca Catonho
Os painéis
serão feitos da seguinte forma:
Um cavalete será
suporte para cada painel. Cada painel será feito de cartolinas grandes (papel 40 kg ) onde em cada painel
deverá conter as perguntas que serão feitas às pessoas, o tema do painel e uma
foto explicativa. Na parede, deverá conter um mural feito de cartolina onde
possa haver uma numeração e linhas para que as pessoas possam escrever suas
respostas de forma sucinta.
Público alvo –
Para quem é o projeto?
Todas as
pessoas que estiverem circulando na Fits.
Cronograma de
execução:
No dia
21/11/2011 no turno da manhã das 8:55 às 10:55 o Grupo 1 estará na entrada do
bloco C com o tema “Adoção entre casais homossexuais, conta ou a favor?” e o
Grupo 2 estará na entrada do bloco A com o tema “O idoso inserido no meio
universitário/estudo na melhor idade”
No dia
21/11/2011 no turno da noite das 18:30 às 20:30 o Grupo 3 estará na entrada do
bloco C com o tema “O impacto das tatuagens” e o Grupo 4 estará na entrada do
bloco A com o tema “Para que Psicologia?”
No dia
28/11/2011 no turno da manhã das 8:55 às 10:55 o Grupo 1 estará na entrada do
bloco C com o tema “Adoção entre casais homossexuais, conta ou a favor?” e o
Grupo 2 estará na entrada do bloco A com o tema “O idoso inserido no meio universitário/estudo
na melhor idade”
No dia
28/11/2011 no turno da noite das 18:30 às 20:30 o Grupo 3 estará na entrada do
bloco C com o tema “O impacto das tatuagens” e o Grupo 4 estará na entrada do
bloco A com o tema “Para que Psicologia?”
Relatório
Dia 24/10/11
Esta aula foi direcionada basicamente à elaboração do projeto de extensão
da nossa turma. Primeiramente, discutimos as idéias e possibilidades para esse
projeto. Foram sugeridas algumas idéias, como um show de talentos, que poderia
ser um musical, recitação de poesias etc. Esse show de talentos teria o intuito
de ajudar a alguma instituição de ajuda, ou a idosos, ou a crianças. Foi
decidido então que o tema seria “Um dia de poesia”. A professora nos auxiliou
então a montar um modelo do que seria um formulário para a realização desse
projeto.
Relatório
Dia
03/10/11
Os assuntos tratados nessa aula foram relacionados ao
projeto que deveria ser desenvolvido pela turma. A professora nos falou um
pouco sobre a importância da matéria de práticas extensionistas e sobre sua
metodologia, que é aprender a fazer extensão, elaborar projetos. Falou da
importância dos fichamentos e relatórios realizados, livros que leram,
informações adquiridas. Apontou ainda para o fato de que muitos alunos não se
interessam pela matéria, pois não a acham importante. Explicou então que a
matéria era sim muito importante, pois faz com que o aluno transpasse os muros
da faculdade e interaja com o outro, e, para isso, é necessário a responsabilidade
do aluno e o comprometimento com a matéria. A professora nos explicou que após
trabalhar a teoria, agora iríamos aprender a trabalhar em campo. Explicou que
era necessário trabalhar de maneira específica de acordo com a faixa etária e
fazer com que a pessoa entenda a importância daquilo. A Prof.ª nos orientou a
pegar o formulário disponível no portal da FITS, para começarmos a formular idéias
a respeito do projeto que realizaríamos.
Relatório
Dia 25/09/11
Nesta aula a professora Karina conversou com cada aluno a respeito das
possíveis notas que eles teriam. Houve um problema em que a Prof.ª disse
que alguns e-mails não tinham sido recebidos, que continham a resenha crítica e
o formulário que ela havia pedido. Ao final da aula o problema foi resolvido,
descobrimos que foi por causa do horário que estava mal ajustado nos e-mails de
algumas pessoas, e alguns apareceram no e-mail da professora com datas para o
dia seguinte ao que seria a data de entrega. A Prof.ª Karina começou a nos
orientar também a respeito do que seria feito a partir dessa segunda etapa da
matéria, o que seria pedido como avaliação da segunda unidade. Ela explicou a
respeito do projeto extensionista que teríamos que fazer, conversou a respeito
da divisão da turma, que poderia ser mais de um projeto ou um para a sala toda.
Ficou então para a aula seguinte a entrega de notas e mais explicações a
respeito do projeto que deveria ser realizado.
Resenha crítica
Reciclando Ideias
O Documentário "Lixo Extraordinário" se inicia com aapresentação de um artista plástico Brasileiro chamado Vick Muniz em umprograma de televisão. Explica ele que por um acontecimento incomum conseguiuapoio financeiro para se mudar para os Estados Unidos e logo após muitotrabalho pôde dar inicio a sua carreira artística, e ainda retrata algumas desuas obras mais importantes e descreve o material com que elas foram feitas.Vick Muniz diz querer ser capaz de mudar a vida das pessoas transformando omaterial considerado inútil em uma ideia, uma arte. Em busca de materiais a conselhode um colega de trabalho, tem a idéia de retornar ao Brasil, em uma favela doRio de Janeiro para realizar mais um de seus trabalhos. Ele vai para um aterrosanitário chamado “Gramacho” e lá convida alguns catadores de materiaisrecicláveis para auxilia-lo em seu estúdio com suas obras. Ao se relacionar comos catadores, cria-se um vínculo afetivo entre eles e decide que de suasfotografias realizará suas obras.
Aodecorrer do documentário se acompanha a vida de cada um dos catadores quetrabalham no estúdio, conhecendo melhor suas experiências de vida, suasconquistas e opiniões. Um dos catadores que demonstram mais determinação esentimento de liderança é um homem chamado Tião, que com muito trabalho conseguiucriar uma associação chamada ACAMJG (Associação de Catadores do AterroMetropolitano do Jardim Gramacho), na qual ajudava os catadores a terem umavida melhor e mais digna, e dentre os que trabalhavam com Vick, ele foi escolhidopara ir a Londres assistir a obra que fora baseada em sua foto ser leiloada.Com o retorno de Tião e Vick ao Brasil, todos que ajudaram na realização daobra foram visitar a exposição de arte na qual as imagens que eles serviram demodelos estavam expostas, lá eles foram entrevistados e deram seu depoimento decomo foram inseridos em todo esse grande projeto.
Aexposição de “Retratos do Lixo” de Vick recebeu mais de um milhão de visitantese rendeu mais de 250 mil dólares, que fora totalmente investido na ACAMJG einaugurado um centro de ensino. Foi anunciado que o aterro do Jardim Gramachoserá fechado em 2012, porém a ACAMJG se responsabilizou a dar toda aassistência necessária aos catadores nessa transição. O trabalho do grandeartista plástico Vick Muniz mudou a vida de todos os catadores do Vale doJardim Gramacho, dando-lhes uma oportunidade de saírem do lixão e terem umavida digna, com mais conforto e com o ideal de nunca desistirem dos seus sonhos.
Apesarde trabalharem num aterro, aquelas pessoas pareciam mais felizes do que muitasdas pessoas de classe média que vemos em nossa sociedade atual. Essas pessoascom mais condições de vida, parecem não se satisfazer com qualquer coisa, estãosempre buscando um sentido para a vida, e boa parte disso é em decorrência denosso modelo econômico capitalista, que induz a população a consumir cada vezmais. Enquanto a classe média consome tudo que o dinheiro pode comprar, sem seimportar com o lixo que produz, esses catadores reciclam o lixo e fazem sua partepara a construção de um mundo melhor, mostrando muito mais valores do que amaioria da população. É preciso então uma reciclagem de ideias na sociedade,para que a população possa refletir a respeito do mundo onde vivem e de comosuas ações podem modificá-lo.
Gabriella Fauth Baum de Oliveira
2° Período Psicologia - Manhã
Relatório
Dia 19/09/11
Fizemos uma atividade avaliativa em sala de aula, na qual o objetivo era
criar certas coisas (música, desenho, dramatização) de acordo como tema de
práticas extensionistas. Meu grupo ficou com a tarefa de desenhar algo que
representasse uma prática de extensão. Pegamos alguns pilotos para quadro
branco e começamos a desenhar no quadro. Iniciamos com a ideia de representar
uma comunidade, com algumas casas, árvores, e crianças juntas sorrindo. Desenhamos
em seguida alguns lixeiros que possuíam sua separação para a coleta seletiva.
Desenhamos também uma cidade ao lado, a FITS e algumas indústrias produzindo
poluição, caracterizando os problemas da sociedade. A FITS representava o elo
entre a comunidade e a extensão do conhecimento. Foi então que tivemos a ideia
para o título do nosso desenho: “Reciclando ideias”. Seguimos o raciocínio de
que não é necessária apenas a realização de projetos que mudem a qualidade de
vida das pessoas, mas que façam elas refletirem a respeito dos problemas da
sociedade e da importância daqueles projetos que estão sendo feitos. É
necessário que as pessoas entendam o que está sendo feito e a importância dessa
ação para elas e para as outras pessoas. Adorei esta dinâmica, pois pudemos
colocar em prática nossas ideias e conhecimentos reunidos a cerca da extensão
de uma forma divertida. Ao final da aula, a professora nos disse para assistir
o documentário "Lixo Extraordinário" e fazer uma resenha crítica
sobre ele.
Relatório
Dia 05/09/11
Assinar:
Postagens (Atom)