quinta-feira

Relatório

Dia 28/11/11

Neste segundo dia de ação extensionista, meu grupo ficou com o tema “Para que a Psicologia?”. Tivemos uma menor quantidade de pessoas circulando pelo local onde estávamos e poucas tinham tempo para parar e conversar. Mesmo assim, conseguimos abordar algumas pessoas, muitos estudantes de psicologia também. Interessante perceber que mesmo os estudantes de psicologia tinham certa dificuldade em responder essa pergunta, eles paravam para pensar melhor a respeito disso. Após discutir suas idéias com os integrantes do grupo, essas pessoas as anotavam em um caderninho disponível para registrar essas opiniões. A resposta era geralmente a mesma, falando a respeito da importância da saúde mental para todos, não só para pessoas “loucas”.

Relatório

Dia 21/11/11

        Neste dia colocamos em prática o projeto elaborado pela turma, que mudou após a primeira ideia e passou a ser o projeto “Pensar faz bem”. Esse projeto consistia em utilizar alguns painéis com fotos e perguntas acerca de alguns temas, que fariam as pessoas pensarem, trocarem conhecimentos e darem sua opinião. Fiquei muito contente em realizar essa ação com o tema "Adoção Homoafetiva". No começo estávamos um pouco tímidos, mas depois começamos a abordar mais pessoas e foi muito interessante. Abordamos homens e mulheres de várias idades, pudemos ouvir opiniões diversas e trocar conhecimentos com essas pessoas. Achei muito legal o fato de que a maioria das pessoas foram a favor da adoção homoafetiva, isso mostra que hoje em dia cada vez menos pessoas possuem preconceito e utilizam sua própria razão para decidir o que é certo ou errado para elas, mesmo com suas crenças religiosas. Muito interessante ver senhoras de idade sendo a favor e muitos homens também. O principal argumento foi o de que é melhor uma criança ser adotada por um casal homossexual e ganhar amor, carinho, educação, do que ficar num orfanato e não ter a oportunidade de uma vida melhor. Houve também aqueles que eram contra, que argumentaram por meio de suas crenças religiosas ou pessoais, afirmando que a criança poderia ser prejudicada, pois duvidavam de como a criança poderia construir um ideal de família, sem um pai e uma mãe, mas sim duas pessoas do mesmo sexo. Afirmaram também que essa criança poderia sofrer preconceito por ter pais homossexuais. Com tantas opiniões diversas, foi muito interessante participar deste projeto e trocar opiniões e conhecimentos com outras pessoas. Acho que o país precisa mais disso, que as pessoas discutam sobre temas importantes para uma melhor possibilidade de resolver os problemas da sociedade.

Projeto "Pensar faz bem"


Justificativa do projeto:

Introduzindo uma ideia de consciência social coletiva, o seguinte projeto tem como objetivo uma interação entre todas as pessoas que estejam circulando na Fits para que haja uma troca de saberes e opiniões sobre os temas sugeridos.  

Objetivos do projeto:

Proporcionar a troca de saberes, a extensão do conhecimento, obter dados sobre a opinião das pessoas, induzir a discussão sobre os 4 temas sugeridos, que são: O impacto as tatuagens, Para que a Psicologia?, Adoção homoafetiva e O idoso inserido no meio universitário/estudo na melhor idade.

Metodologia:

Serão produzidos vários painéis contendo um tema diferente em cada painel, sobre assuntos passíveis de discussão e troca de ideias. Cada grupo dividido ficará responsável por cada painel que será disposto em alguns pontos específicos da faculdade para que atraia a atenção DE TODOS QUE CIRCULAM NA instituição.
Os temas dos painéis serão:
1 – O impacto das tatuagens
2 – Para que a Psicologia?
3 – Adoção Homoafetiva
4 – O idoso inserido no meio universitário/estudo na melhor idade

Para cada painel terá um grupo de alunos de 6 pessoas para organizar as discussões e troca de ideias e foi dividido 2 grupos para o turno da manhã e depois grupos para o turno da noite.

Grupo 1 – Adoção entre casais homossexuais, contra ou a favor? (Manhã das 8:55 às 10:55, dia 21/11/2011 e 28/11/2011)
Ludmila Gomes, Tatiana Holanda, Isabeline Caliary, Gabriela Melo, Gabriela Fauth, Juliana Salgueiro

Grupo 2 – O idoso inserido no meio universitário/estudo na melhor idade. (Manhã das 8:55 às 10:55, dia 21/11/2011 e 28/11/2011)
Joseph Paballo, Larissa Ferreira, Viviane Sales, Jefté Franklin, Nayana, Lucas Kemuel.

Grupo 3 – O impacto das tatuagens (Noite das 18:30 às 20:30, dia 21/11/2011 e 28/11/2011)
Rayana Vidal, Jonathan Peixoto, Benedita Braga, Jaqueline Cardoso, Edivânia, Antônio Lucas

Grupo 4 –Para que a Psicologia? (Noite das 18:30 às 20:30, dia 21/11/2011 e 28/11/2011)
Juliany Amâncio, Fernanda Alves, Yasmin Amorim, Julianna Krizan, Lucas de Campos, Bianca Catonho

Os painéis serão feitos da seguinte forma:
Um cavalete será suporte para cada painel. Cada painel será feito de cartolinas grandes (papel 40 kg) onde em cada painel deverá conter as perguntas que serão feitas às pessoas, o tema do painel e uma foto explicativa. Na parede, deverá conter um mural feito de cartolina onde possa haver uma numeração e linhas para que as pessoas possam escrever suas respostas de forma sucinta.

Público alvo – Para quem é o projeto?

Todas as pessoas que estiverem circulando na Fits.

Cronograma de execução:

No dia 21/11/2011 no turno da manhã das 8:55 às 10:55 o Grupo 1 estará na entrada do bloco C com o tema “Adoção entre casais homossexuais, conta ou a favor?” e o Grupo 2 estará na entrada do bloco A com o tema “O idoso inserido no meio universitário/estudo na melhor idade”
No dia 21/11/2011 no turno da noite das 18:30 às 20:30 o Grupo 3 estará na entrada do bloco C com o tema “O impacto das tatuagens” e o Grupo 4 estará na entrada do bloco A com o tema “Para que Psicologia?”

No dia 28/11/2011 no turno da manhã das 8:55 às 10:55 o Grupo 1 estará na entrada do bloco C com o tema “Adoção entre casais homossexuais, conta ou a favor?” e o Grupo 2 estará na entrada do bloco A com o tema “O idoso inserido no meio universitário/estudo na melhor idade”
No dia 28/11/2011 no turno da noite das 18:30 às 20:30 o Grupo 3 estará na entrada do bloco C com o tema “O impacto das tatuagens” e o Grupo 4 estará na entrada do bloco A com o tema “Para que Psicologia?”

Relatório


Dia 24/10/11

        Esta aula foi direcionada basicamente à elaboração do projeto de extensão da nossa turma. Primeiramente, discutimos as idéias e possibilidades para esse projeto. Foram sugeridas algumas idéias, como um show de talentos, que poderia ser um musical, recitação de poesias etc. Esse show de talentos teria o intuito de ajudar a alguma instituição de ajuda, ou a idosos, ou a crianças. Foi decidido então que o tema seria “Um dia de poesia”. A professora nos auxiliou então a montar um modelo do que seria um formulário para a realização desse projeto.

Relatório

Dia 03/10/11

       Os assuntos tratados nessa aula foram relacionados ao projeto que deveria ser desenvolvido pela turma. A professora nos falou um pouco sobre a importância da matéria de práticas extensionistas e sobre sua metodologia, que é aprender a fazer extensão, elaborar projetos. Falou da importância dos fichamentos e relatórios realizados, livros que leram, informações adquiridas. Apontou ainda para o fato de que muitos alunos não se interessam pela matéria, pois não a acham importante. Explicou então que a matéria era sim muito importante, pois faz com que o aluno transpasse os muros da faculdade e interaja com o outro, e, para isso, é necessário a responsabilidade do aluno e o comprometimento com a matéria. A professora nos explicou que após trabalhar a teoria, agora iríamos aprender a trabalhar em campo. Explicou que era necessário trabalhar de maneira específica de acordo com a faixa etária e fazer com que a pessoa entenda a importância daquilo. A Prof.ª nos orientou a pegar o formulário disponível no portal da FITS, para começarmos a formular idéias a respeito do projeto que realizaríamos.

Relatório

Dia 25/09/11

        Nesta aula a professora Karina conversou com cada aluno a respeito das possíveis notas que eles teriam.  Houve um problema em que a Prof.ª disse que alguns e-mails não tinham sido recebidos, que continham a resenha crítica e o formulário que ela havia pedido. Ao final da aula o problema foi resolvido, descobrimos que foi por causa do horário que estava mal ajustado nos e-mails de algumas pessoas, e alguns apareceram no e-mail da professora com datas para o dia seguinte ao que seria a data de entrega. A Prof.ª Karina começou a nos orientar também a respeito do que seria feito a partir dessa segunda etapa da matéria, o que seria pedido como avaliação da segunda unidade. Ela explicou a respeito do projeto extensionista que teríamos que fazer, conversou a respeito da divisão da turma, que poderia ser mais de um projeto ou um para a sala toda. Ficou então para a aula seguinte a entrega de notas e mais explicações a respeito do projeto que deveria ser realizado.

Resenha crítica

Reciclando Ideias

O Documentário "Lixo Extraordinário" se inicia com aapresentação de um artista plástico Brasileiro chamado Vick Muniz em umprograma de televisão. Explica ele que por um acontecimento incomum conseguiuapoio financeiro para se mudar para os Estados Unidos e logo após muitotrabalho pôde dar inicio a sua carreira artística, e ainda retrata algumas desuas obras mais importantes e descreve o material com que elas foram feitas.Vick Muniz diz querer ser capaz de mudar a vida das pessoas transformando omaterial considerado inútil em uma ideia, uma arte. Em busca de materiais a conselhode um colega de trabalho, tem a idéia de retornar ao Brasil, em uma favela doRio de Janeiro para realizar mais um de seus trabalhos. Ele vai para um aterrosanitário chamado “Gramacho” e lá convida alguns catadores de materiaisrecicláveis para auxilia-lo em seu estúdio com suas obras. Ao se relacionar comos catadores, cria-se um vínculo afetivo entre eles e decide que de suasfotografias realizará suas obras.
Aodecorrer do documentário se acompanha a vida de cada um dos catadores quetrabalham no estúdio, conhecendo melhor suas experiências de vida, suasconquistas e opiniões. Um dos catadores que demonstram mais determinação esentimento de liderança é um homem chamado Tião, que com muito trabalho conseguiucriar uma associação chamada ACAMJG (Associação de Catadores do AterroMetropolitano do Jardim Gramacho), na qual ajudava os catadores a terem umavida melhor e mais digna, e dentre os que trabalhavam com Vick, ele foi escolhidopara ir a Londres assistir a obra que fora baseada em sua foto ser leiloada.Com o retorno de Tião e Vick ao Brasil, todos que ajudaram na realização daobra foram visitar a exposição de arte na qual as imagens que eles serviram demodelos estavam expostas, lá eles foram entrevistados e deram seu depoimento decomo foram inseridos em todo esse grande projeto.
Aexposição de “Retratos do Lixo” de Vick recebeu mais de um milhão de visitantese rendeu mais de 250 mil dólares, que fora totalmente investido na ACAMJG einaugurado um centro de ensino. Foi anunciado que o aterro do Jardim Gramachoserá fechado em 2012, porém a ACAMJG se responsabilizou a dar toda aassistência necessária aos catadores nessa transição. O trabalho do grandeartista plástico Vick Muniz mudou a vida de todos os catadores do Vale doJardim Gramacho, dando-lhes uma oportunidade de saírem do lixão e terem umavida digna, com mais conforto e com o ideal de nunca desistirem dos seus sonhos.
Apesarde trabalharem num aterro, aquelas pessoas pareciam mais felizes do que muitasdas pessoas de classe média que vemos em nossa sociedade atual. Essas pessoascom mais condições de vida, parecem não se satisfazer com qualquer coisa, estãosempre buscando um sentido para a vida, e boa parte disso é em decorrência denosso modelo econômico capitalista, que induz a população a consumir cada vezmais. Enquanto a classe média consome tudo que o dinheiro pode comprar, sem seimportar com o lixo que produz, esses catadores reciclam o lixo e fazem sua partepara a construção de um mundo melhor, mostrando muito mais valores do que amaioria da população. É preciso então uma reciclagem de ideias na sociedade,para que a população possa refletir a respeito do mundo onde vivem e de comosuas ações podem modificá-lo.
Gabriella Fauth Baum de Oliveira
2° Período Psicologia - Manhã

Relatório

Dia 19/09/11

          Fizemos uma atividade avaliativa em sala de aula, na qual o objetivo era criar certas coisas (música, desenho, dramatização) de acordo como tema de práticas extensionistas. Meu grupo ficou com a tarefa de desenhar algo que representasse uma prática de extensão. Pegamos alguns pilotos para quadro branco e começamos a desenhar no quadro. Iniciamos com a ideia de representar uma comunidade, com algumas casas, árvores, e crianças juntas sorrindo. Desenhamos em seguida alguns lixeiros que possuíam sua separação para a coleta seletiva. Desenhamos também uma cidade ao lado, a FITS e algumas indústrias produzindo poluição, caracterizando os problemas da sociedade. A FITS representava o elo entre a comunidade e a extensão do conhecimento. Foi então que tivemos a ideia para o título do nosso desenho: “Reciclando ideias”. Seguimos o raciocínio de que não é necessária apenas a realização de projetos que mudem a qualidade de vida das pessoas, mas que façam elas refletirem a respeito dos problemas da sociedade e da importância daqueles projetos que estão sendo feitos. É necessário que as pessoas entendam o que está sendo feito e a importância dessa ação para elas e para as outras pessoas. Adorei esta dinâmica, pois pudemos colocar em prática nossas ideias e conhecimentos reunidos a cerca da extensão de uma forma divertida. Ao final da aula, a professora nos disse para assistir o documentário "Lixo Extraordinário" e fazer uma resenha crítica sobre ele.

Relatório


Dia 05/09/11

         Neste dia fizemos uma "excursão" pela faculdade para conhecer melhor as áreas onde as extensões são praticadas dentro da própria faculdade. Começamos pela  sala de pesquisa e extensão, na qual paramos em frente e ouvimos a professora explicar a respeito de todo um processo para a prática extensionista, desde a elaboração de projetos de pesquisa e extensão, até ser aprovado e posta em prática. Depois disso, andamos pelos dois blocos da faculdade e a professora nos falou sobre alguns projetos que eram realizados na faculdade, como o de reciclagem de lixo. Visitamos também o NAPPS (Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial) onde ouvimos e falamos com uma pedagoga e uma psicóloga, responsáveis pelo trabalho realizado nesse local. Em seguida, andamos até a clínica de fisioterapia, na qual professora nos mostrou o espaço onde são realizadas as ações de atendimento à comunidade, de acordo com os projetos de extensão elaborados pelos alunos. Foram entregues também os fichamentos, dessa vez corrigidos, após a visita a clinica.